+ 55 (47) 3330-0433
|
|
Notícias
Home > Notícias e Eventos > Paraná é líder na criação de tilápia no Brasil

Paraná é líder na criação de tilápia no Brasil

07/11/2019
Paraná é líder na criação de tilápia no Brasil

Engenheiros de Aquicultura e de Pesca têm importante papel na profissionalização da cadeia produtiva

Foi-se o tempo em que o brasileiro consumia peixe apenas na Páscoa. O consumo aumenta efetivamente no feriado cristão, mas os peixes, em especial os de cativeiro, são cada vez mais comuns no cardápio das famílias e encontrados facilmente em supermercados. No ano passado, a produção brasileira atingiu 722 mil toneladas segundo o Anuário Brasileiro da Piscicultura 2019, da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). O volume é 4,5% maior do que as 691.700 toneladas de 2017.

A tilápia é um dos carros-chefe dos peixes de cultivo no Brasil. Foram 400.280 toneladas em 2018, com crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior. O Paraná lidera o ranking nacional, com 123.000 toneladas/ano (29,3% do total), seguido de São Paulo (69.500 toneladas) e Santa Catarina (33.800 toneladas). Considerando a criação de peixes em geral, a participação paranaense alcança o segundo lugar no país, com 15%.

O aumento da produção tem reduzido custos e facilitado a chegada dos peixes às mesas dos brasileiros. E um dos motivos é o investimento em tecnologia. Nesse ponto, os Engenheiros de Aquicultura e de Pesca têm tido importante papel na profissionalização da cadeia produtiva. Há que diferenciar aqui a pesca da aquicultura. A primeira faz a retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a outra é o cultivo de organismos aquáticos em um espaço confinado e controlado, geralmente.

“Esses profissionais são essenciais no desenvolvimento da produção, pois dominam os conhecimentos necessários para a execução de todas as fases da produção”, explica o Engenheiro de Pesca Ronan Maciel Marcos, professor e coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), em Laranjeiras do Sul.

Marcos salienta que os Engenheiros atuam desde a escolha dos locais para implantação dos viveiros até o congelamento e embalagem do produto final. “Foram esses profissionais os responsáveis por fazer do Paraná um dos principais Estados produtores de peixes do Brasil, atuando fortemente no desenvolvimento de sistemas produtivos, assistência técnica e da cadeia produtiva”, avalia o Engenheiro, que também é coordenador regional do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em Guarapuava.

Foto: Ricardo Krause
Jornalista Antônio Menegatti - Crea - PR

Fonte: G1 - Globo


Endereço
Rua Governador Jorge Lacerda 3275
Blumenau - SC | CEP 89045-001
Telefone
+ 55 (47) 3330-0433
+ 55 (47) 3237-0359
E-mail
comercial@brancomaquinas.com.br